Rugas, como cuidar?

O tempo vai passando e de repente você se olha no espelho e nota a mudança gradual da pele do seu rosto. Marquinhas delicadas aqui e alí se tornam mais profundas e, surpreendentemente, uma visível ruga se instala. Geralmente, entre 25 e 30 anos surgem as primeiras marcas de expressão.

Exposição solar e predisposição genética são fatores que dão origem a rugas, que nada mais são do que a quebra do colágeno e a desestruturação das fibras elásticas. O cuidado adequado da pele é o que evitará o aparecimento precoce de rugas.

O cuidado diário, diurno e noturno, associado a terapias ou lasers, é o que vai determinar a qualidade que a pele vai ter. Periodicamente, ao acordar, todos devem fazer a devida higienização, hidratação e ter o hábito de usar filtro solar. Ao dormir, deve-se fazer a higienização, tonificação e uso de bons produtos (definidos com seu dermatologista, que recomendará o produto adequado para cada tipo de pele e idade). Isso vai garantir à pele os nutrientes que ela necessita para manter-se com a vitalidade desejada.

A alimentação também influencia na saúde da pele. Não há estudos conclusivos a respeito de alimentos que podem ajudar a evitar rugas, mas legumes, frutas e verduras, associados à ingestão adequada de proteína, ajuda bastante. A ingestão de vitamina C também ajuda, pois ela é a responsável por manter o colágeno ativo.

As rugas apareceram, o que fazer agora?

Procure um bom dermatologista quando identificar os primeiros efeitos do tempo em sua pele. Ele lhe indicará o melhor tratamento após estudar o seu caso. Não deixe de tomar essa ação. Evitar o agravamento da condição de sua pele é importantíssimo para ter uma aparência natural e saudável.

O tratamento indicado poderá ser com cremes à base de ácidos, peelings, lasers, preenchimento, uso de toxina botulínica, ou até cirurgias estéticas.

O sucesso no resultado dependerá parcialmente da manutenção do protocolo feito pelo seu médico, que será complementado com o uso diário de produtos em casa, como dito anteriormente, cuidadosamente prescritos caso a caso.

O cuidado com a pele é fundamental para uma aparência saudável e vital para aquelas pessoas que desejam envelhecer da forma mais natural possível.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?