Mitos e verdades sobre os cosméticos

A medicina de fato avançou muito na área dermatológica Porém devemos ter cuidados com cremes e produtos cosméticos que prometem resultados milagrosos.

Veja aqui algumas das principais dúvidas:

Existem cremes que curam a celulite? E as estrias?

Os cremes podem complementar o tratamento dermatológico-cirúrgico aliados a mudanças de hábitos de vida (dieta, exercícios) entre outros. Porém dificilmente são capazes de sozinhos eliminar qualquer estria ou celulite. Essas condições normalmente necessitam de tratamento especializado como uso de laser , subcisão, peelings, entre outros. E é importante lembrar que mesmo os melhores tratamentos dermatológico-cirúrgicos não oferecem cura. Reduzem e ajudam bastante a melhorar a qualidade da pele atenuando as estrias ou a celulite mas curar definitivamente é algo ainda difícil.

Cremes manipulados são melhores que os industrializados?

Em geral, cremes industrializados tendem a ter estabilidade e durabilidade maiores. Costumam ser mais homogêneos e de cosmética mais agradável. Todavia o papel dos cremes manipulados é muito importante quando não existe um similar industrializado ou para atender demandas específicas de condições clínicas individuais de cada paciente.

Cremes com ingredientes totalmente naturais são melhores?

O termo natural pode transmitir uma falsa idéia de segurança. Todo e qualquer creme contém ingredientes sintéticos em sua composição. E porque um creme é derivado de uma planta isto não o torna melhor ou mais seguro do que um criado em laboratório. Na verdade, os produtos derivados de plantas podem ser menos homogêneos. Podem ter variações em seus princípios ativos de acordo com a época de plantio e de colheita, bem como as condições climáticas e do solo de cultivo. Já os sintetizados tendem a ter um melhor controle de qualidade. Por isso, “natural” não é sinônimo de melhor nem de mais seguro…

O ideal é que seu dermatologista analise e indique o produto ideal para o seu tipo de pele. E com o tempo esses produtos necessitam ser atualizados uma vez que nossa pele aos 20 anos não terá a mesma necessidade aos 30 ou aos 40 anos. Mas devemos sim, nos cuidar hoje e sempre!

Fonte: Jornal da Comunidade Vip – Brasília, Abril 2011 – Coluna Questão de Pele

0 Comentários

Envie uma Resposta

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?